Como fazer seu próprio adesivo termico.

 

Estava procurando informações sobre o ArticSilver Adhesive quando me deparei com uma receita "caseira" de adesivo térmico.
O adesivo é util para colar sensores termicos e cooler passivos e ativos em chipset, memorias, etc...

Materiais:

Adesivo Epox (o mais comum no nosso mercado é o Araldite).

Pasta Térmica. O autor (vide referencias abaixo) utilizou a CoolingFlow, merecendo ate uma copia de sua receita na pagina do fabricante. Essa é uma pasta a base de oxido de alumínio, mas provavelmente você pode utilizar pasta a base de oxido de zinco (Implastec).

Método:
A receita consiste em misturar partes (peso) iguais de adesivo (os 2 componentes) e de pasta térmica. Como a pasta é mais pesada do que o Araldite, deve ser utilizada uma proporção de 2 partes em volume de pasta para 5 partes de araldite.

Pronto, você tem seu adesivo para colar seus dissipadores nas placas de vídeo, memórias e mosfets.

Para testar o novo adesivo, foi montado o esquema abaixo, com uma barra de cobre central e duas barras menores coladas a esta, uma com esta receita e outra com o ArticSilver Adhesive.

A estas barras menores foram adaptados termômetros. Com a barra central colocada em contato no fogo (fogão), foram medidas as temperaturas das 2 barras coladas. O da direita mostra a temperatura do ArticSilver Adhesive e a da esquerda desta receita. Os testes mostram que este adesivo caseiro transmite melhor o calor do que a ArticSilver.

Modificação da "receita" original

As pastas térmicas existentes no mercado em geral utilizam em sua composição silicone ou similar, que pelo que sei atrapalha a atuação de adesivos. Como uma das bases de pasta térmica é o oxido de zinco, poderíamos utilizar o oxido de zinco puro, sem o silicone, mantendo a mesma proporção (2:5). O oxido de zinco é barato e facilmente encontrado em casas de artigos odontológicos, na forma de um pó branco bem fino.

Referências:

Artigo original
http://www.overclockers.com/tips683

O adesivo já foi testado e re-testado por mim e por vários useários deste fórum. As conclusões foram:

1) O adesivo é seguro, e não é condutor.
2) Araldite + oxido de zinco = melhor aderência (mas ainda passível de remoção) e araldite + pasta termica = remoção mais fácil.
3) A melhor proporção é de 2 partes de araldite já pronta (parta A + parte B já misturadas) + 1 parte de oxido de zinco ou pasta térmica.