TUTORIAL: Como fazer uma reclamação pelo site da Anatel

By Rafael Lumbriga

Link Original : http://www.foruns.brjhost.com/virtua/viewtopic.php?t=5 

Veja as etapas:

1 - Como se Cadastrar na ANATEL

2 - Como Fazer a Reclamação

3 - Como Logar no Sistema Para Acompanhar a Reclamação ou Fazer Uma Nova

Espero que seja útil, e exijam os seus direitos. Qualquer erro ou dúvida é so falar.

Rafael


Como se Cadastrar na ANATEL

anatel

1) Use o navegador Internet Explorer, com o firefox algumas paginas apresentam problemas. E desligue o bloqueador de pop-ups.

2) Digite o endereço www.anatel.gov.br

3) Clique no banner "Espaço do Cidadão"

anatel

4) Clique em "Fale Conosco"

anatel


5) Clique em "Atendimento Eletrônico"

anatel

6) Clique em "Avançar". O site pede que você tenha em mãos um protocolo de atendimento. Ligue pro Virtua e adquira um numero de protocolo.

anatel
7) Você precisa fazer um cadastro. Preencha com seu CPF e um email válido. Depois de preenchidos clique em "Validar"

anatel

anatel


8) Preencha o formulário. O campo telefone preencher com "DDD telefone" (o espaço deve ser digitado ex: '11 23236060'). O resto é auto-explicativo.


9) Quando terminar clique em validar endereço. Uma nova janela abrira, clique em "Validar". Voltando à página anterior clique em "Incluir".

anatel


10) Pronto o seu cadastro está completo e você já está logado. Deverá receber um email de confirmação em breve, com sua senha para consultas futuras.


Como Fazer a Reclamação


11) Clique em "Cadastrar Solicitação"

anatel


12) Escolha as opções na seguinte ordem:

Reclamação -> TV por assinatura -> TV a Cabo -> Serviço de valor adicionado -> Funcionamento -> Mau Funcionamento


13) Prencha os campos corretamente: Cpf Assinante, Nome assinante, Reclamado (NET - SUA CIDADE) e descrição do problema. Lembre de adicionar o numero de protocolo que obteve junto à operadora.


14) Quando finalizar clique em "confirmar", uma nova janela abrira e você deve concordar com os termos. (obs: se não acontecer nada confira se o bloqueador de pop-up está ligado)

anatel
15) Pronto, sua reclamação foi encaminhada e agora é so aguardar o posicionamento da NET de sua cidade. Eles tem até 5 dias úteis para retornar com um posicionamento. Se o mesmo nao for satisfatorio, depois do prazo de 5 dias úteis, você pode reabrir a ocorrencia pelo site ou criar uma nova.


Como Logar no Sistema Para Acompanhar a Reclamação ou Fazer Uma Nova

16) Entre no sistema FOCUS (http://sistemas.anatel.gov.br/focus)

17) Digite seu cpf, a senha que recebeu pelo email e clique em entrar. (essa pagina nao abre corretamente no firefox)

18) Clique em "Fale Conosco"

19) Agora pode consultar todas reclamações ja efetuadas, Ver em detalhe cada uma delas, conferir o histórico de cada solicitação, reabrir uma reclamação com resultado insatisfatório, ou abrir uma nova.